File de Merluza com Molho Branco

Geralmente compramos as carnes de casa no mercado mesmo, e o peixe é congelado. Adoro merluza, mas solta muita água, daí vem a dúvida de como prepara-la.

Se fritar suja tudo, além de defumar o apto todo. Normalmente faço com batatas ” a la portuguesa” sabe, batata, azeitona, pimentão… Mas queria fazer outra receita e garimpando achei no aquinacozinha.com essa receita super. Cheguei em casa mão na massa, quer dizer no peixe..hheheheh

Ingredientes:

1 kg de filé de Merluza

6 dentes de alho amassados (na receita fala 3 dentes)

Suco de 1 limão (na receita fala 1/2)

1 colher (de chá) de sal

pimenta do reino a gosto

7 batatas cortadas em rodelas finas (na receita fala 5 batatas)

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho Branco:

2 colheres (de sopa) de manteiga

2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

Uma pitada de noz moscada

1/2 colher (de chá) de sal

 

Preparo

Com os filés descongelados, tempere com os dentes de alho, o suco de limão e o sal, reserve por volta de 30 min. Fica mais delicia se deixar de um dia pro outro no tempero.

2013-08-05_20-11-03_675

 

Enquanto o peixinho pega tempero, unte um refratário com azeite e coloque as batatas em rodela.

Quando der o tempo do tempero, dê uma leve espremida pra tirar o excesso de água. Acomode os filés e salpique pimenta do reino a gosto e leve ao forno alto (pois tem que secar a água), como já era tarde coloquei papel alumínio pra acelerar o processo, rs

2013-08-05_20-29-08_788

 

Deixe por volta de 20 min ou até que fique só um pouquinho de água. Um pouco antes disso eu coloquei um pouco de cheiro verde picadinho.

Enquanto fica pronto, vamos preparar o molho branco:

Coloque a manteiga em uma penela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, bota força aí e deixa de preguiça! Isso dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos.  Agora acrescente a noz moscada, o sal. Misture e desligue. A DICA é mexer com um fuê ele ajuda muito no processo com as bolotinhas, acredite vai dar certo, no começo fica meio “coisado” mas fica super no final. A receita original vai creme de leite, mas eu não quis colocar, pois ia no forno e queria mais grosso.

Retire o refratário do forno com segurança (use luvas minhas gente!), espalhe o molho branco em seguida polvilhe o parmesão ralado a gosto, aqui é bem gosto mesmo uns 70 gramas e leve ao forno pra gratinar (dourar) por volta de 25 min ou até seu forno fazer o trabalho, rs.

2013-08-05_21-52-38_919

 

Sirva quente, cai bem com um arroz branco ou salda. Aqui em casa fiz um salada com brócolis, tomate e cebola.

Nham!!

2 Comments

  1. A batata você cozinha antes? ou apenas corta ela crua e coloca no refratário?

    • Oi Vitória coloco crua mesmo porque gosto dela mais ao dente, se preferir cozinhe por 7 min antes ela fica mais macia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*